News
Loading...

Fotografia: O Estuário do Sado, visto por Carla Quelhas Lapa





Esta reserva abrange a maior parte do Estuário do Sado e área envolvente. Dela fazem parte as importantes zonas dos sapais, as dunas de Tróia, cuja vegetação tem um papel fundamental na fixação das areias, e as lagoas da Herdade do Pinheiro, ecossistemas favoráveis à existência de uma fauna e flora muito rica e diversificada. De características húmidas, é uma área privilegiada para a nidificação e para a passagem do Inverno de muitas espécies. Se quiser passear aconselha-se uma visita à Carrasqueira, aldeia ribeirinha junto à Praia da Comporta, que conserva uma obra-prima da arquitetura popular: um cais palafítico, que se estende e ramifica durante centenas de metros pelos esteiros lamacentos rio Sado. Também é possível visitar o moinho de maré da Herdade da Mourisca, que tem um Centro de Educação de Sal e o Galeão de Sal de 1944, restaurado.


Percursos pedestres: 1 - Percurso da Gâmbia, com a extensão de 6 km, duração de 1 hora e baixo nível de dificuldade, centrado sobre a paisagem do sapal. 2 - Percurso da Comporta, com a extensão de 16 km, duração de 4 horas, com início na Comporta, para um percurso pedestre, em terreno plano, pelos arrozais. 3 - Percurso Mourisca, com a extensão de 2 km, duração de 30 m e baixo nível de dificuldade, com início no Moinho de Maré, para observação do cais palafítico da Carrasqueira, salinas, sapais e aves. 4 - Percurso da Mitrena, com a extensão de 9 km, duração de 1h30 e nível de dificuldade médio, com paisagens sobre o Sado e sapais, área florestal e observação de avifauna.

Acessos: Automóvel - EN 41-4 - Setúbal e Mitrena, EN 253 - Montalvo e Comporta.
Área: 23.160 ha

(Texto e fotografias de Carla Quelhas Lapa)
Share on Google Plus

About Simon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 minis fresquinhas :