News
Loading...

Fotografia- Um olhar para a Ponte Vasco da Gama



Inaugurada a 29 de março de 1998, a Ponte Vasco da Gama é a maior ponte da Europa e considerada uma das maiores obras públicas realizadas em Portugal. O nome é atribuído em homenagem às comemorações dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.
Localizada a oriente de Lisboa, no Parque das Nações, a ponte faz a ligação de Sacavém ao Montijo. A sua construção teve como objectivo aliviar o congestionamento de tráfego na Ponte 25 de Abril, sendo uma alternativa à circulação de Sul para Norte, sem entrar na cidade de Lisboa.
Durante o desenvolvimento do projeto de construção da Ponte, foi tido em consideração a preservação do ambiente em que se insere, o Parque Natural do Estuário do Tejo. Deste modo, foi implementado desde o início um programa de proteção ambiental que incluiu a recuperação das Salinas do Samouco, que constituem uma importante área de nidificação de algumas espécies de aves protegidas. Houve ainda a necessidade de realojar cerca de 300 famílias.
A Ponte tem um comprimento total de 17,2 quilómetros, 12,3 dos quais em tabuleiros suspensos sobre o rio Tejo, e foi projetada para suportar velocidades do vento de 250km/h e resistir a um sismo 4,5 vezes mais forte do que o histórico Terramoto de Lisboa, em 1755, sismo estimado em 8,7 na escala de Richter.
A construção da Ponte Vasco da Gama é um reconhecimento Internacional, patente na atribuição do 1º Prémio, em 2000, pela prestigiada Instituição Ibero-Americana de Arquitetura e Engenharia Civil.
(Fotografias e texto de Paula Pires)
Share on Google Plus

About Simon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 minis fresquinhas :