News
Loading...

Olisipo, Olissipo, Lisboa…

Indo ao encontro do pensamento de Samuel Bochart, a atribuição do nome pré-romano da cidade de Lisboa, Olisipo ficaria a dever-se aos Fenícios e quereria dizer “porto seguro” (Allis Ubbo), dado o porto existente no estuário do Tejo.Esta explicação é, por sua vez, refutada pelos autores da antiguidade, que procuram explicar a origem da palavra Olissipo através da lenda mítica segundo a qual o herói grego Ulisses teria fundado uma cidade na península ibérica, em local incerto.
A sua localização estratégica, o terreno acidentado e a proteção natural perante o estuário do Tejo fizeram com que a cidade fosse naturalmente cobiçada por diversos povos, tendo sido, não raras vezes, invadida (visigodos, suevos em 500 d.C., árabes em 700 d.C) . Esta miscigenação de raças, esta herança cultural, fez com que Lisboa se desenvolvesse com características muito peculiares. Os vestígios destas invasões encontravam-se largamente presentes na fisionomia arquitetónica das zonas nobres da capital até ao então fatídico terramoto de 1755. Este teve maiores repercussões nas zonas mais urbanizadas da cidade: Baixa, Castelo e a zona do Carmo. O projeto de reconstrução pombalina das zonas afetadas fez com que o coração da capital passasse a ser falado em todo o mundo pelo facto de obedecer a planos inovadores, baseados em ruas alinhadas e constituído por edifícios com resistência a ações sísmicas. O porto de que os Fenícios falavam continua a assumir protagonismo no mundo em mudança face à sua localização.
Face a esta herança, face à diversidade de povos que passaram por aqui, face aos obstáculos com que se deparou, graças à sua beleza natural, graças à hospitalidade das suas gentes, não admira que Lisboa esteja entre as 10 cidades mais bonitas do mundo, na votação levada a cabo pela “Urban City Guides”.

(Texto e fotografia de Elisabete Gomes)
Share on Google Plus

About Simon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 minis fresquinhas :